Inventário de Riscos é a identificação de todos os elementos da empresa que possam prejudicar a segurança de seus trabalhadores, equipamentos, informações, instalações e ambiente de trabalho. Além disso, é também uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de planos de prevenção de acidentes já que ela possibilita a definição de prioridades em relação às medidas de prevenção ao longo do tempo.
O que é Inventário de Riscos?
Inventário de Riscos é um processo onde todos os elementos que possam provocar perdas para a empresa ou seus colaboradores são listados. Para isso, é necessário ter conhecimento dos ambientes de trabalho e de seus processos para que se possa identificar possíveis desvios e prever ações para minimizar ou eliminar os riscos.
Como funciona?
O processo de Inventário de Riscos consiste em detectar, mapear e avaliar as situações de risco encontradas em todos os setores da empresa, além de estudar os níveis de exposição ao risco de todos os colaboradores. Assim que essas informações são reunidas, são determinadas ações de prevenção a serem realizadas.
Vantagens do uso
Previne acidentes e consequentes perdas materiais e humanas; Identifica as atividades que geram riscos e como eles podem ser minimizados; Promove a saúde e a segurança do trabalho; Incentiva a boa relação do trabalhador com a empresa; Reduz custos com indenizações e acidentes.
O Inventário de Riscos é extremamente importante para minimizar possíveis acidentes de trabalho. Por isso, é importante contar com profissionais especializados na área da segurança do trabalho para realizar um estudo completo e contar com resultados seguros. A Marcelino Assessoria e Engenharia é uma empresa especializada no segmento de Segurança do trabalho. Entre em contato com nosso time de especialistas e faça já uma cotação para dar segurança ao seu negócio.
INVENTÁRIO DE PERIGO E RISCO
O Inventário de Perigos e Riscos (IPR) é uma ferramenta indispensável para controlar as condições de trabalho nos locais de trabalho. Essa ferramenta tem como objetivo identificar e avaliar os Perigos, Riscos e Danos à Saúde dos trabalhadores, com base em informações sobre os ambientes de trabalho e os processos de trabalho. O IPR também permite desenvolver ações de intervenção, eliminando ou, no mínimo, controlando os riscos existentes.
Como funciona o Inventário de Perigo e Risco
O IPR é realizado por profissionais especializados da área de Segurança do Trabalho. O princípio básico é o reconhecimento das condições existentes nos postos de trabalho, incluindo atividades e processos, identificando e classificando os riscos presentes e a segurança necessária para fazer com que eles não causem danos à saúde e acidentes do trabalho.
A identificação de riscos é feita através de uma análise criteriosa de informações dos postos de trabalho, uso de equipamentos, tecnologias, serviços, condições ambientais, contexto sócio-econômico e outros fatores. Por meio de um formulário próprio, todos os riscos possíveis devem ser registrados no IPR, submetidos a uma avaliação de risco e, em seguida, priorizados conforme seu grau de periculosidade.
Vantagens do uso do Inventário de Perigo e Risco
Identificação de perigos: o inventário de perigo e risco permite identificar riscos de forma rápida e abrangente. Avaliação dos riscos: o inventário de perigo e risco permite a avaliação de riscos de forma mais precisa, contribuindo para a tomada de decisão e ações estratégicas. Intervenção preventiva: com a identificação de riscos e avaliação dos mesmos, é possível desenvolver uma Intervenção Preventiva eficaz. Redução de custos: ao controlar os riscos de forma eficaz, a empresa reduz os custos relacionados ao acidentes e doenças do trabalho.
O Inventário de Perigo e Risco tem um importante papel na prevenção dos riscos do trabalho, promovendo a segurança do local de trabalho. A Marcelino Assessoria e Engenharia é pioneira na aplicação do IPR, com anos de experiência no segmento de Segurança do Trabalho. Visando a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, conte com a Marcelino para solicitar uma cotação e obter mais informações sobre como realizar a avaliação dos riscos.